A melhor forma de armazenar grãos e cereais

A melhor forma de armazenar grãos e cereais

Atualmente, estamos diante de um cenário em potencial no que se refere ao investimento em produzir lavoura e colheita. Porém, esse processo envolve uma etapa fundamental, que é o armazenamento de grãos e cereais. Dessa forma, essa é uma tarefa que precisa ser exitosa.

Caso contrário, o processo inteiro pode ser perdido. Então, confira a melhor forma de armazenar grãos e cereais. Sendo assim, os cuidados precisam se fazer presentes, de forma a evitar qualquer perda, além de garantir a qualidade desses grãos que agora serão armazenados.

Por conta disso, a fim de comercializar da melhor maneira, veja primeiro como pode armazenar esses cereais e grãos, mantendo a sua qualidade.

Tenha cuidado com a umidade dos grãos e cereais

O primeiro passo para armazenar os cereais e grãos é controlando a umidade de cada um desses alimentos, precisando entender o seu teor. Isso porque cada grão apresenta a sua quantidade “limite” de umidade.

Quando você ultrapassa esse valor, algumas condições são criadas e pode ser que o produto se deteriore. Com isso, é fundamental ter conhecimento sobre os teores de umidade antes de armazenar os grãos e cereais.

Portanto, o grão ou cereal só pode ser estocado após atingir o seu teor de umidade. Essa etapa é crucial para a qualidade do alimento.

Preocupe-se com a aeração

A partir do momento que o grão é armazenado, o seu teor de umidade já foi reduzido, entretanto, ele necessita de um ambiente areado. Essa é outra medida essencial, de mesma importância que a umidade.

Ao falar em aeração estamos nos referindo a passagem forçada do ar que envolve o ambiente e os grãos já estocados. Logo, o seu objetivo é estabilizar e manter a temperatura uniforme.

Ter controle da temperatura

Depois de se preocupar com a umidade e a aeração, agora você deve ter controle da temperatura. Isso porque quando a umidade se encontra em excesso, o comum é que os produtos não fermentem o necessário, logo, a temperatura vai ficar mais elevada.

Sendo assim, se a temperatura estiver mais alta, o desenvolvimento dos microrganismos será mais fácil, o que eleva as chances de deterioração de todos os grãos armazenados ali.

Armazene os grãos e cereais em um local adequado

A estrutura utilizada para armazenar os grãos e cereais também merece destaque, afinal, o local para estoque deve trazer resultados satisfatórios. Hoje em dia é possível encontrar muitas opções para esse armazenamento.

Porém, a nossa dica de hoje é que você use um container, e ele pode estar na fazenda também, por conta da sua flexibilidade. Dentre os seus benefícios, podemos citar:

– Apresenta um custo em conta quando comparamos com a construção da estrutura parecida e com a mesma finalidade;

– Muitas vezes dispensa o ensacamento, utilizando a armazenagem a granel;

– Permite que o armazenamento ocorra de forma robusta, diminuindo as chances de roubo;

– Impede a entrada de roedores que prejudicam o armazenamento adequado dos grãos e cereais;

– Facilita os momentos em que se adotam medidas para controlas pragas, se for necessário; e

– Por fim, o container tem uma mobilidade jamais vista antes, e se for preciso você muda o local desse ponto de armazenamento para onde preferir.

Conclusão

Armazenar grãos e cereais envolve diversos processos e etapas fundamentais, como o controle de umidade e areação. Porém, um dos pontos que mais merece destaque é o local de armazenamento, e a nossa recomendação é um container, por se tratar de uma inovação pensada nas necessidades atuais desse setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima