Cuidados no transporte de medicamentos

Cuidados no transporte de medicamentos

Se você trabalha com medicamentos, com certeza uma das principais dúvidas que lhe rodeiam no dia a dia é em relação aos cuidados na hora de transportar esses produtos. Dessa maneira, vamos conferir algumas informações importantes sobre o tema a seguir. 

A depender do produto que você está transportando, é preciso tomar cuidado com algumas particularidades – que muitas vezes estão presentes nas legislação específicas do país. Assim, é necessário ter cuidado com alguns detalhes. 

Especificidades ao transportar medicamentos

O transporte de medicamentos no geral, envolve especificidades que merecem a sua atenção, como as que trouxemos abaixo.

Embalagem do medicamento 

O primeiro ponto de cuidado é a embalagem do medicamento. Isso porque você deve ter cuidado no momento de embalar, de maneira adequada, esses produtos, de forma a evitar qualquer avaria no caminho do transporte. 

Para que isso ocorra, se certifique que as caixas estão em seu tamanho adequado, nem tão justas nem tão grandes. Assim, você evita que a embalagem rasgue ou que os produtos fiquem soltos. 

Manuseio dos itens 

Outro ponto de muito cuidado é o manuseio desses itens, pois cada etapa até o transporte, de fato, acontecer envolve um certo risco para o medicamento.

Isso porque esses itens costumam ser mais frágeis que o comum. Logo, o manuseio deve ocorrer com o maior cuidado possível, em especial aqueles que estão em embalagens de vidro. 

Temperatura no transporte do medicamento 

Cada medicamento envolve uma temperatura específica para o seu transporte, e isso deve ser respeitado visando a manutenção da qualidade desse item. Um exemplo claro e recente é o caso das vacinas. 

Com o corona vírus, muitas vacinas precisaram ser transportadas – entre países, inclusive. E se isso não tivesse sido feito com temperaturas adequadas, talvez a qualidade das vacinas teria sido colocada em risco. 

A explicação para essa exigência está justamente no princípio ativo dos medicamentos, que não pode ser prejudicada. Caso contrário, a sua eficácia não será a mesma. 

Uma opção interessante é o uso de containers refrigerados, que preza pela manutenção da temperatura exigida. Assim, os itens transportados não sofrerão nenhum prejuízo. 

Acondicionamento 

O acondicionamento é outro ponto de destaque dos produtos, já que cada medicamento conta com uma especificação específica. 

Perecibilidade dos itens 

Todo produto tem seu prazo de validade, e por isso é muito importante prezar por um transporte que seja rigoroso, cumprindo os períodos estipulados para a sua validade. 

Cuidados ao transportar medicamentos 

Ao transportar medicamentos, você deve prestar atenção nos seguintes cuidados. 

Estar em conformidade com as previsões legais 

Existem algumas legislações específicas que versam sobre o transporte adequado de determinados itens, como os medicamentos. Então, essas previsões legais trazem consigo algumas recomendações de procedimentos para transportar esses produtos. 

Essas recomendações podem ser desde a estrutura de acomodação até o veículo mais adequado para a operação. 

Adquirir ou alugar um transporte adequado 

A fim de não prejudicar a qualidade dos medicamentos, é preciso investir na aquisição ou locação de um transporte adequado. Está em dúvida sobre qual a melhor opção de transporte? Confira os benefícios de um container refrigerado e veja como essa opção pode ser a mais adequada para o seu caso. 

Planejar as rotas 

O planejamento de rotas é fundamental para transportar medicamentos, afinal, em algumas situações isso envolve a perecibilidade dos itens, como foi dito acima. Então, ao planejar as rotas, você está prevendo possíveis riscos e como evitá-los. 

Conclusão 

Os medicamentos são itens muito importantes para o nosso dia a dia, e por isso eles devem ser transportados com o maior rigor possível. E a melhor maneira de fazer isso é por meio dos containers refrigerados, que garantem maior segurança a carga, pois sua temperatura é minuciosamente regulada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima